CILINDRO WR450 / YZ450F

CILINDRO WR450 / YZ450F

CILINDRO DO MOTOR YAMAHA WR450F / YZF 450 2003 A 2006

  • Cod: 5TA-11311-12
  • Marca: Yamaha Genuine Parts & Accessories
  • Peso aproximado: 1.820 gramas (embalado)
  • Peça original código: 5TA-11311-12
  • NCM: 8409.91.12

Nos motores de combustão interna é no cilindro que se desenvolve a deflagração do combustível, que é a origem da força mecânica que possibilita o deslocamento do veículo.

O cilindro é peça de forma cilíndrica (daí que vem o nome) e é dentro dele que o pistão se movimenta. Lembremos que o pistão é a peça que comprime a mistura do ar e combustível no momento exato em que a vela de ignição acende uma faísca, gerando a força necessária para empurrar as outras peças.

Devido a ter que suportar ao longo da sua vida útil as deflagrações constantes de combustível e as altas temperaturas a que estas se desencadeiam, o cilindro é fabricado de um metal específico para suportar condições extremas de funcionamento.

A potência de um motor depende da quantidade de mistura que explode no interior do cilindro, sendo que cilindros de maior dimensão permitem que os motores atinjam maiores potências, havendo relação direta entre a potência de um motor e a sua Cilindrada (medida pela dimensão e quantidade de cilindros).

O motor da moto abriga ao menos um cilindro, mas dependendo do modelo, pode apresentar a composição de até seis cilindros, constituindo o bloco do motor.

Para garantir o desempenho máximo do seu motor, quando o motor é acionado, devido à expansão térmica, a parede da camisa fica paralela, garantindo dessa forma a perfeita vedação do cilindro e o desempenho máximo do motor.

São diversas as possíveis causas de desgaste no cilindro, entre elas: motor desregulado, andando fora do ponto ideal; gasolina de qualidade ruim; não trocar óleo dentro do prazo correto, ou mesmo colocar um óleo de tipo inadequado, ou de qualidade ruim; rodar com o motor fora do giro ideal; uma troca de peça, como virabrequim ou pistão, inadequada, sem balancear o conjunto; entre outras.

Segundo vários mecânicos, motores a pistão emitem sinais de panes que estão por vir. Vibrações excessivas, funcionamento áspero, falhas ocasionais e a cor interna dos escapamentos podem significar sintomas de que algo não anda bem. Isso reforça a ideia de que o motociclista deve acompanhar a saúde de um motor: manter-se atento a esses e a outros sinais.

Uma maneira simples é abrir e inspecionar o filtro retirado de uma troca de óleo. É fundamental certificar-se de que ele não apresenta limalhas significativas. A origem das limalhas é fácil de entender. Dentro dos motores, as partes mecânicas que se atritam são fabricadas em diversos tipos de metal.

Se por algum motivo a fricção entre as partes não for mantida a níveis baixos, os metais começam a se decompor. O tipo de material encontrado no filtro dirá de onde vêm as fagulhas. Isso dará condições para que o mecânico identifique qual área do motor deverá inspecionada.

Basicamente, são duas as grandes áreas de desgaste. A primeira é o volume interno do bloco. Lá estão o eixo de manivelas e o eixo de comando de válvulas. O eixo de manivelas é girado pelas bielas, que lhe transmitem a força da explosão do combustível, ocorrido nas cabeças dos cilindros.

Esse eixo é grande e bastante resistente, mas está apoiado em partes firmes do bloco por meio de pastilhas arredondadas, chamadas bronzinas. Altos níveis de atrito nesses pontos causam desgastes e folgas que, por sua vez, vão gerar vibrações e podem levar a quebra de componentes internos ou travamento do eixo de manivelas.

O mesmo pode acontecer com o eixo de comando de válvulas. Instalado na parte mais alta do motor, é ele que aciona hastes metálicas que vão comandar as válvulas de admissão e escapamento das câmeras de combustão dos cilindros do motor. Na medida em que esse eixo se desgasta, suas dimensões se reduzem e as válvulas deixam de ser abertas na amplitude necessária. Então, o volume de combustível a entrar é reduzido e a mistura já queimada tem dificuldades em sair para o escapamento.

O motor começa a perder força em ambos os casos, e deixa de ter o desempenho que o piloto espera.

Manutenção preventiva é essencial para manter o conjunto cilindro, biela, pistão e virabrequim funcionando perfeitamente. A troca regular do óleo de motor diminui o desgaste e merece bastante atenção.

Com o tempo é natural que alguns componentes da moto fiquem mais desgastados. Por isso, investir em peças para reposição, proporcionará mais resistência e durabilidade,

Este cilindro é compatível com as motos: (i) YZF 450 modelos 2003 a 2006; e (ii) WR 450F modelos 2003 a 2006.

Informações técnicas:

  • Tem como função principal gerar torque para a sistema de transmissão;
  • Diametro do Cilindro (Bore): 95.00mm;
  • Peça original código 5TA-11311-12:
  • Pequenas revisões e troca de óleo periódicas ajudam a prolongar a vida útil da peça;
  • Não reutilizar;
  • Conferir as folgas sempre utilizando aparelhos de medições;
  • Aplicação: Off Road;
  • Este produto deverá ser instalado por um profissional qualificado;
  • Imagens meramente ilustrativas.

Importante:

O descarte correto das peças, já que são peças de aço e compostos químicos (graxas e polímeros) devem ser separados de outros produtos e devem ter o destino certo, ou seja, uma sucateadora de boa procedência.

Isso porque, além da questão ambiental, o rolamento não deve cair nas mãos de recondicionadores, para não alimentar a indústria da falsificação.

Uma dica, coloque sal na peça ou água com sal antes de dispensá-lo, assim a peça logo estará corroída e não servirá para recondicionar.

Composição do Kit (compatível com a peça original código 78030015144):

  • 1 Cilindro

 

Aplicações

  • YAMAHA YZF450 Ano 2003
  • YAMAHA YZF450 Ano 2004
  • YAMAHA YZF450 Ano 2005
  • YAMAHA YZF450 Ano 2006
  • YAMAHA WR450F Ano 2003
  • YAMAHA WR450F Ano 2004
  • YAMAHA WR450F Ano 2005
  • YAMAHA WR450F Ano 2006

 

 

 

Marca
Yamaha Original Parts
Moto
WR 450F
YZF 450
NCM
8409.91.12 Blocos de cilindros, cabeçotes e cárteres
Original/Similar
Original
Condição do Produto
Novo
3 Vendas
  • R$2.800,00
Whatsapp Whatsapp